Sakamoto Ryoma foi o líder do movimento que encerrou a era do Xogunato Tokugawa, transformando o Japão em um país moderno. Nasceu na cidade de Kochi (pronuncia-se Kôti), província de Tosa (atual província de Kochi). Tornou-se um exilado ao deixar Tosa sem autorização, aos 28 anos. Mesmo nessa condição, ele percorreu o Japão, divulgando suas ideias sobre uma reforma no sistema político e econômico do país, com o objetivo de acabar com o sistema feudal. Ryoma conseguiu formar uma aliança entre os dois clãs rivais mais poderosos da época, que foi decisiva para evitar derramamentos de sangue. Morreu em 1867, aos 33 anos, assassinado no dia de seu aniversário, cinco anos após deixar o Tosa. Abriu caminho para a modernização do Japão e é considerado o pai da Marinha Imperial Japonesa.
Ryu Mizuno, da cidade de Sagawa, Kochi-ken, criou a Koukoku Shokumin Gaisha (Companhia de Emigração Imperial), para organizar a vinda dos primeiros imigrantes japoneses no Kasato Maru, em 1908. É, portanto, considerado o Pai da Imigração Japonesa. Recebeu o título de cidadão paulistano em 2010, concedido pela Câmara Municipal de São Paulo, em homenagem póstumas.
Nas primeiras décadas do século passado, a imigração japonesa se intensificou, trazendo ao Brasil grande número de conterrâneos de Kochi-ken. Os imigrantes trabalhavam nas lavouras, mas mantinham vivas a cultura e tradições, bem como a culinária de sua terra natal.
Ideais
Para preservar e divulgar suas tradições e cultura, os imigrantes e seus descendentes fundaram a Associação dos Provincianos de Kochi no Brasil (Kochi-Kenjinkai), em 1953. A sede atual, situada na Rua dos Miranhas, nº 196, em Pinheiros, na capital do Estado de São Paulo, sonho de primeiras gerações, foi construída com o apoio do governo da província de Kochi.
A diretoria atual do Kochi-Kenjinkai, em respeito ao espírito visionário de seus ancestrais, que construíram a história do Japão e do Brasil (Sakamoto Ryoma e Ryu Mizuno, entre outros), decidiram, em votação unânime, apoiar a iniciativa de seu Departamento de Jovens (Seinenkai), para realizar o Tosa Matsuri – Festival de Cultura Brasil-Japão.